Desde formas delicadas a formas de aglomerados circulares, os brincos Art Déco refletem as sensibilidades simplificadas e elegantes deste movimento artístico; cores ousadas, padrões geométricos e ornamentação. As pedras preciosas frequentemente usadas em joias Déco, década de 20-30, foram sem dúvida as gemas de cor, aplicação de esmaltes e o diamante.
Brincos Art Déco
Com a luz e brilho de diamantes embutidos que envolviam pérolas preciosas, jade e outras pedras de cor, muitos brincos Art Déco contavam com círculos ou quadrados simplificados. Estes foram acentuados com a adição orgânica de pergaminhos repetitivos, semicírculos e outras figuras geométricas.
A Aura Art Déco
O brilho inerente do diamante, geralmente aplicado em platina e ouro configuração de ouro branco ou platina, contribuiu para a aura deslumbrante pela qual a década de 1920 era conhecida. O corte Baguette tornou-se particularmente popular, assim como o corte francês – um estilo de corte quadrado com muitos planos geométricos e completamente alinhado com a moda Art Déco.
O campo do design Art Déco incluiu alguns dos maiores nomes da joalharia, de Cartier, Van Cleef & Arpels e Boucheron na Europa e Tiffany nos Estados Unidos.