Escultura Animal
Os animais sempre foram um objeto artístico relevante e já o homem paleolítico produzia esculturas de animais de extraordinária sensibilidade. Representações de cavalos e leões estão entre as melhores obras da escultura assíria, os escultores egípcios produziram representações naturalísticas de gado, burros, hipopótamos, macacos e uma grande variedade de pássaros e peixes e antigos escultores chineses fizeram esculturas de animais em pequena escala em bronze e cerâmica.
Esta arte animal contribuiu para a rica tradição da escultura animal na história da arte, visível ainda no mundo ocidental nas peças de artistas modernos como Brancusi, Picasso, Gerhard Marcks, Germaine Richier, François Pompon, Pino Pascali e François-Xavier-Maxime Lalanne.
No contexto da ourivesaria em Portugal, destaca-se quanto a esta temática a creatividade de Luiz Ferreira e da casa a que dá nome no Porto, célebre pela abordagem revolucionária na área do design de ourivesaria, nomeadamente ao nível de animais articulados feitos a partir de várias matérias primas.
O seu contributo foi reconhecido, tendo recebido em 1994, a título póstumo, a medalha de Mérito Cultural, pelos relevantes serviços prestados à cultura portuguesa.
Conheça a peça Grande Peixe, em prata, madeira e pedras negras e outras importantes peças Luiz Ferreira na coleção J. Baptista.