João Coelho de Sampaio

Quem é?

João Coelho de Sampaio, uma figura incontornável que criou peças excecionais no séc. XVIII. É impossível falar da riquíssima história da ourivesaria em Portugal sem falar neste mestre.

João Coelho de Sampaio nasceu em Ruilhe, Braga, em 1719, tendo feito o seu exame de ourives em 1742. Em 1768, o mestre Coelho de Sampaio tornou-se o ensaiador da prata da cidade e comarca do Porto. Faleceu em 1784.

Ao longo da sua vida deixou um legado impressionante. Desconhece-se quem tenha sido o seu mestre, mas das suas qualidades técnicas e plásticas depreende-se uma aprendizagem com alguém de grande competência.

Carreira

Ao longo da sua carreira, manteve relações com várias figuras influentes, recebendo encomendas importantes, nomeadamente para particulares notáveis e Irmandades religiosas – como a Venerável Ordem Terceira de S. Francisco, a Irmandade dos Clérigos Pobres ou a Irmandade do Santíssimo Sacramento de Santo Ildefonso. Foi assim adquirindo uma reputação imaculada enquanto talentoso mestre ourives, exímio na execução de alfaias religiosas, salvas, escrivaninhas, serviços de chá e café, castiçais, etc.

É aliás este prestígio que João Coelho de Sampaio conseguiu obter que está na origem da sua ligação à Confraria de Santo Elói dos Ourives da Prata, na qual desempenhou cargos de juiz e de tesoureiro.

Estilisticamente, destaca-se a forma característica como este mestre ourives interpretou o Rococó, primeiramente por influência da ourivesaria Habsburguiana e, posteriormente, alongando os motivos utilizados (volutas, folhagens, flores, etc.), por influência de Nicolau Nazoni, arquiteto, entre outras obras, da Torre dos Clérigos, e que trabalhou com o mestre João Coelho de Sampaio.

Seleção J. Baptista

No catálogo da J.Baptista encontrará uma seleção excecional de pratas portuguesas do séc. XVIII, entre as quais uma importante banqueta elaborada pelo grande mestre João Coelho de Sampaio, que pertenceu à Venerável Ordem Terceira de São Francisco, em exposição na nossa loja.