A PRATA E O RELIGIOSO

Tabernáculo representando Basílica

O culto católico-romano medieval pressupunha um estilo de adoração sustentado numa decoração sumptuosa e numa abundância de grande cerimonial. Na tradição católica, a devoção a Deus podia ser demonstrada através da exposição de riqueza e esplendor, com cerimónias destinadas a impressionar a fazerem uso de itens de prata e ouro.

Os cultos medievais contavam com itens de prata altamente ornamentados, muitas vezes associados a esmalte de cores vivas. O ritual exigia recipientes e vestimentas decoradas e imagens representando cenas e ícones religiosos (tais como cruzes) cobriam as igrejas. Neste momento histórico, poucos frequentadores regulares da igreja eram letrados, pelo que parte do entendimento da mensagem dependia em grande medida de imagens e objetos inseridos no espaço. As igrejas mais ricas fariam uso de inúmeros recipientes, como cálices, feitos em prata. As igrejas com menos rendimentos, entretanto, teriam que contar com materiais menos nobres como cobre, latão e estanho.

Apesar de a prata ser usada com menos regularidade hoje em dia, continua um elemento integrante do cerimonioso religioso. Os cálices de prata e taças de comunhão ainda são uma parte importante do ritual da comunhão, e a prata é habitualmente escolhida para marcar eventos, aniversários e novos começos importantes. Um excelente exemplo disso é a prática – ainda popular – de presentear um cálice de batismo de prata para dar as boas-vindas a uma criança na família e na comunidade. Embora num contexto gradualmente mais secular, verifica-se ainda um considerável interesse nos aspectos cerimoniais da religião, bem como na sua rica história.

Design e Iconografia

Como seria de esperar, existem certos símbolos que podem ser vistos repetidamente em vários itens de prata de carácter religioso. A cruz (ou Cristo na cruz) é uma referência óbvia, com frequência apresentada nos cálices de comunhão para indicar o seu propósito e significado. Outros exemplos incluem pombas, peixes e inscrições com passagens da Bíblia. O trabalho em metal e a ornamentação detalhada são, assim, a representação visual ​​para representar esses importantes símbolos do Cristianismo.

O Sacrário ou Tabernáculo consiste num pequeno cofre colocado sobre o altar, sendo utilizado para guardar a píxide ou o ostensório onde se encontra a Eucaristia. Esta peça pode estar situada numa capela própria, a Capela do Santíssimo.
Conheça um exemplo desta arte de cariz religioso na coleção J. Baptista: um Tabernáculo representando Basílica, figurando no seu interior a imagem de S. João Baptista, executado em prata e prata dourada.

Tabernáculo representando Basílica