Colecionar Peças em Prata

A Ourivesaria da Prata

A ourivesaria da prata é uma arte decorativa em que desde há séculos a mestria e criatividade dos artesãos atinge níveis de excelência. Os objetos em prata, com o seu brilho subtil, não só contribuem para uma decoração requintada, como constituem também um aliciante mote para iniciar uma coleção.

Colecionismo

É, de facto, possível constituir uma valiosa coleção de pratas, com diferentes âmbitos. O colecionador pode optar por adquirir peças de determinada era, proveniência ou estilo – como por exemplo as produções em prata do séc. XVIII português – , pode preferir as criações de um mestre ourives específico (como Puiforcat, João Coelho de Sampaio, António Firmo da Costa ou Manuel Roque Ferrão), ou pode ainda concentrar a sua atenção de colecionador num determinado tipo de peça, distinto pelas suas características funcionais (salvas, lavandas e gomis, candelabros, castiçais, paliteiros, etc).

De facto, as possibilidades do colecionismo de ourivesaria em prata são imensas, sendo este um mundo fascinante, com tanto por descobrir.

É precisamente por isso que, também no colecionismo de pratas com vista a investimento, é necessário aliar uma forte aposta no conhecimento da origem histórica e geográfica das peças e dos mestres ourives que as produziram, a um enfoque específico no tipo de peças que é preferível adquirir, tendo em conta cada perfil de investidor específico.

Seleção de Pratas

Na J.Baptista somos especialistas em ourivesaria, detendo não só o saber histórico necessário à classificação das peças em prata, como todos os conhecimentos técnicos inerentes à sua produção. Conhecemos os melhores artesãos portugueses e estrangeiros e sabemos identificar peças de qualidade, pelo que o poderemos aconselhar da melhor forma nas suas aquisições. Dispomos ainda no nosso catálogo de uma vasta seleção de pratas, reunindo os melhores exemplos de peças de diversas eras, autores e estilos desta arte decorativa tão nobre e valiosa.