Safira é uma variedade de corindo, ocorrendo em várias cores. Na verdade, designa-se por ‘safira’ todos os corindos com qualidade de gema à exceção dos vermelhos – que designamos por rubis.
A Cor
Existem na natureza safiras incolores, azuis (cor que se deve à presença de ferro e de titânio), roxas, rosadas, amarelas e verdes, entre muitas outras, consoante a presença dos elementos ferro, titânio, crómio ou cobalto. As variedades azuis da safira tendem a ser as mais valorizadas. No entanto, há que destacar a célebre safira “Padparacha”, de tom cor-de-rosa/alaranjado, que é extremamente rara e valorizada.
A Origem
Há safiras de enorme qualidade extraídas em países como o Sri Lanka, Myanmar, Vietname ou Índia. São célebres as safiras de Caxemira, de um tom azul com uma certa qualidade ‘aveludada’, mas estando essa produção esgotada estas pedras são cada vez mais difíceis de encontrar no mercado. As provenientes do Sri Lanka também são célebres, sendo popularmente conhecidas como ‘safiras de Ceilão’.
O Significado
Espiritual e simbolicamente, a esta gema são atribuídos diversos significados. Na Antiguidade era tida como a Pedra da Sabedoria. Representa pureza e energia, mas também é a gema da paz da alma, sendo recomendada para a prática meditativa. É uma pedra a que é associada uma certa profundidade espiritual, o que ecoa decerto com a profundidade do seu azul.
Safiras famosas
Alguns exemplos de safiras extraordinárias incluem a “Estrela da Índia”, com mais de 560ct., a “Estrela da Ásia” (330ct) ou a “Logan” (424ct). Porém, ainda que de menores dimensões, a safiras dos anéis de noivado detêm um outro tipo de fascínio. Em particular, a do anel de Lady Diana, que lhe foi oferecido por Carlos, Príncipe de Gales; ou a que embelezou o anel de noivado de Joséphine de Beauharnais, oferta do seu futuro esposo, Napoleão Bonaparte, em 1796.
Na J.Baptista dispomos de várias peças com safiras de qualidade excecional, que poderá visitar e apreciar. Também dispomos de serviços de classificação e avaliação, pelo que poderá trazer-nos as suas gemas para que o nosso perito as avalie e certifique.