As pérolas simbolizam a pureza e a beleza do amor

Também chamada de a “Rainha das Gemas”, a pérola é uma concreção nacarada ou de outra natureza, encontrando-se em diversas espécies de molúsculo univalves ou bivalves, marinhos ou de água doce.  É uma das mais antigas e apreciadas gemas do mundo.

História

As pérolas são dos materiais que mais cedo foram utilizados para adorno pessoal. Os escritos mais antigos que mencionam pérolas datam de cerca de 2000 anos a.C.   As pérolas eram muito apreciadas desde a Antiguidade. O nome “pérola” vem do latim pirla, diminutivo de pira, palavra com o significado de “formato de lágrima”. Para os Romanos a pérola era um símbolo do amor.

Não se sabe ao certo na história quem exatamente as descobriu, porém durante a Idade Média, nos séculos XIII e XIV, muitos países da Europa proibiram por lei que pessoas comuns usassem pérolas, reservando-as somente a quem fazia parte da aristocracia.

Beleza e Inocência

Após a Revolução Francesa, quando as leis discriminatórias foram abolidas, as pérolas passaram a ser consideradas os presentes ideais de noivado e casamento, por inspirar beleza e inocência.

Uma das grandes personalidades do século XX, cuja vida foi marcada pela política, tragédia, gloria, e riqueza, fez das pérolas a sua marca. Jacqueline Kennedy; um ícone de elegância moderna, usava quase sempre o famoso colar de três voltas e um par de brincos solitários de pérolas, obviamente.

As pérolas douradas são as mais raras e valiosas

Uma pérola de cultura dourada demora, em média, cinco anos para ser produzida e pode custar até 50% ou mais que um exemplar branco.  Há 20 anos, Jacques Branellec iniciou a trabalhar o cultivo e o aprimoramento genético de ostras nas Filipinas para obter essas raridades.