A Casa de Mellerio foi fundada em França, em 1613 por uma família que tinha chegado de Itália um século antes. Especializados em arte e pedras preciosas, atraindo a atenção da rainha Maria de Médici que lhe concedeu um mandato real. Ao longo de quatro séculos, o percurso da família Mellerio acompanhou de perto a história de França, e as suas vidas entrelaçaram-se com a história do próprio país. Todas as rainhas da Europa encomendaram jóias aos Mellerios, assim como, muitos escritores, compositores, banqueiros e industriais. Além dessa herança extraordinária, a família mantém um arquivo único, revelando as relações íntimas que os Mellerios construíram com seus clientes ao longo dos séculos. Essas mulheres foram os ícones da moda e da sociedade do seu tempo, como hoje em dia a Princesa de Gales, Kate Middleton o é; entre outras.
Criatividade
Hoje, as jóias de Mellerio são projetadas por Laure-Isabelle Mellerio, que pertence à 14ª geração da dinastia de jóias Mellerio. Laure-Isabelle Mellerio dá relevo à sua criatividade na cor – com tons subtis de safira, esmeralda e crisoprase em homenagem à beleza das Ilhas Borromeu, na parte alpina italiana. Um retorno à origem da sua família, cuja aldeia natal era a alguns quilômetros do lago Maggiore. Além disso, a Casa de Mellerio oferece projetos totalmente personalizados, que podem ocasionalmente incorporar pedras preciosas das coleções de seus clientes. Reimaginar e refazer as jóias existentes sempre foi uma parte intrínseca da herança de Mellerio, que assume um significado adicional no mundo contemporâneo como uma maneira de ajudar a minimizar o impacto ambiental.
Contemporânea
Laure-Isabelle Mellerio é hoje presidente e diretora artística da joalharia. A sua ambição é cultivar a imagem autêntica e contemporânea da casa Mellerio e garantir o seu desenvolvimento internacional. Ainda hoje os Mellerio estão à frente da moda e da alta joalharia, nomeadamente na sua sede situada na Rue de La Paix, em Paris.