Ourivesaria portuguesa: O novo fôlego

Em contraciclo com uma realidade recente que conduziu à diminuição do investimento, a ourivesaria portuguesa encontra-se a atravessar uma fase de renovação e crescimento.

Segundo a análise realizada pela AORP – Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal, sustentada nos dados recolhidos no setor, estamos perante um momento de renovação e projeção internacional. A par desta realidade presenciamos um crescimento mais acelerado, alcançando volumes recorde de negócio e exportação.

Revitalização da indústria tradicional

Assistimos a um verdadeiro espírito de revitalização da indústria tradicional, cada vez mais influenciada pela aposta na modernização e diferenciação das peças. Tudo isto sem perder a autenticidade de técnicas e desenhos herdados da tradição da joalharia portuguesa.

Paralelamente à comercialização de peças em segunda mão, muitas delas com uma importância histórica evidente, existe um novo tipo de joalharia. Esta não assume completamente um carácter comercial, indo buscar inspiração à realidade das artes plásticas. Um cenário onde a disposição para a experimentação e a criatividade se traduzem:

  • Crescente oferta de marcas de autor
  • Aumento da qualidade da formação dos profissionais portugueses.

A ligação desta nova joalharia à procura pela expressão pessoal e a novas tendências de moda e consumo, possibilita alcançar um público mais alargado, com um perfil particularmente atento e interessado.

Ourivesaria e joalharia portuguesa além fronteiras

As peças de ourivesaria e joalharia criadas em Portugal têm vindo também a conquistar mais adeptos além-fronteiras. Estas são cada vez mais exportadas para vários mercados externos, seja na Europa (Alemanha, Espanha, França, Itália e Suíça), mercados asiáticos (exemplo de Hong Kong) ou para o continente americano (EUA).

Conheça a nossa coleção de pratas e jóias. Com um registo mais contemporâneo ou clássico, temos peças para todos os gostos.